Antes de nos apresentarmos, importante explicar o que é, como funciona e os benefícios de uma PCH. PCH é uma Pequena Central Hidrelétrica, ou seja, uma hidrelétrica de pequeno porte (enquadrada nas seguintes características: potência superior a 5.000kW e igual ou inferior a 30.000kW e área de reservatório de até 13km², excluindo a calha do leito regular do rio) onde um empreendimento utiliza a força da água para a geração de energia elétrica.
Toda regulamentação, ou seja, todas as diretrizes estabelecidas para a área de energia elétrica e também sua geração é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Funciona assim: uma barragem é construída no rio, com o objetivo de represar a água, formando desta forma um reservatório, como se fosse um lago. Desse reservatório a água é levada através de tubulações (conduto forçado) para uma edificação, a qual chamamos de ‘casa de força’, onde estão turbinas e geradores, que transformarão a pressão da água em movimento e esse movimento em energia elétrica.
Nesta edificação está todo o sistema de automação, ou seja, através de painéis de controle são gerenciados, basicamente, velocidade e tensão dos equipamentos, através do controle de entrada de água, assim como abertura/fechamento das turbinas. E o que é mais importante deste processo todo é que toda água captada, que passa pelas turbinas é devolvido para o rio. Toda, para seu ciclo natural!
Em suma: o movimento da água é transformado em energia mecânica e ao passar pelas turbinas e geradores em energia elétrica. Logo, esta energia produzida beneficia, ou seja, abastece casas, escolas, hospitais, comércios, igrejas, prefeituras, ruas, enfim: o mundo em si!
E o que envolve desde a construção de uma PCH até o fornecimento da energia, gera empregos diretos e indiretos, fortalecendo assim a economia de um modo geral, porém de modo singular, e porque não dizer especial, a economia local.
Agora sobre nós…
Titular da PCH Fazenda do Salto, a AT&T Energia S.A., em uma breve caracterização, é uma empresa constituída com o propósito de empreender geração de energia, na figura do produtor independente, cujo capital é constituído por grupo com experiência em diversos estudos, projetos e implantação de empreendimentos hidrelétricos.
Todo esse conhecimento está alocado, de maneira singular, nas regiões sul e centro oeste do país, através da propriedade de usinas já em funcionamento. Batizada como Fazenda do Salto, esta PCH recebe da natureza características naturais favoráveis para sua implantação; no rio Sapucaia, entre os municípios de Iguatu e Anahy, no estado Paraná.
No final de 2018, mediante análise quanto: qualificação jurídica, composição societária, regularidade fiscal, capacidade financeira, características técnicas do empreendimento, licenciamento ambiental e cronograma de implantação, a AT&T Energia recebeu o direito para a implantação da PCH Fazenda do Salto com 9.850kW de potência instalada e através de duas unidades geradoras possibilitará uma geração, média anual de 47.390 MWh/ano de energia elétrica.